O que fazer na Puglia - Itália
🌅 O que fazer na Puglia - Itália
Por Beto Marques
Atrações da Puglia
A região da Puglia ou Apúlia está no sul da Itália, na parte leste ou na região no "salto da bota" e cuja capital é Bari. A região da Puglia é banhada pelo Mar Adriático e pelo Mar Jônico.
A melhor época para visitar a Puglia na Itália é no verão, de junho a setembro.
Bari é a capital da Puglia, cidade portuária no Mar Adriático. Visite o Centro Histórico chamado de Bari Vecchia, que se destaca: o calçadão de Lungomare de Bari, Basílica de San Nicola, Piazza Mercantile, Catedral de San Sabino e o Castello Svevo di Bari. Não deixe de provar as especialidades locais, como o famoso pão focaccia e os frutos do mar frescos.
Alberobello é uma pitoresca cidade na Puglia, famosa por seus trulli, antigas habitações cônicas feitas inteiramente de pedra. Estas estruturas extraordinárias, que datam de centenas de anos, contribuem para criar uma atmosfera única e fascinante.
Monopoli está situado na costa sul de Bari. Seu centro antigo, protegido por altas muralhas e o Castelo de Carlos V do século XVI, de frente para o mar, a Catedral de Santa Maria del Suffragio, a Igreja San Domenico, a Cripta Madonna del Soccorso e a Cala Porta Vecchia. Não deixe de ir na praia Porto Ghiacciolo Beach, ao lado das muralhas.
Martina Franca é uma cidade medieval de contornos barrocos situada no Vale de Itria. Destaques: Arco di Santo Stefano, Palazzo Ducale, Basilica di San Martino, o Palazzo Maggi, o Palazzo Motolese e a Chiesa di San Domenico.
Ostuni está no alto de uma colina, com casas todas pintadas de branco. A tradição diz que a cor branca era uma arma contra os inimigos: o sol intenso da Puglia, refletido pelas paredes, ofuscava a vista dos invasores, contribuindo para defesa da cidade medieval.
Em Taranto visite o Castelo Aragonês, que é uma fortaleza erguida na época do domínio bizantino, que anos depois foi ampliado pelo Rei Fernando de Aragão II. Na parte antiga da cidade, visite a Basilica Cattedrale di San Cataldo, a Chiesa di San Domenico Maggiore e o Museo Spartano.
A cidade barroca de Mesagne tem um centro histórico é um labirinto de vielas, vielas, praças e pátios banhados por casas humildes que se alternam com as imponentes igrejas barrocas e as fachadas arrojadas dos majestosos palácios nobres.
Ao lado do Castelo Aragonês, uma fortaleza construída no século XI, está uma grande praça medieval Orsini del Balzo, onde está o Palazzo Cavalieri e a Igreja de Sant'Anna que abriga uma cópia da tela da Deposição de Pablo Veronese.
Uma das atrações principais é o Santuário de Santa Maria Mater Domini, famoso pelo ícone medieval da Madona com o Menino. A cúpula decorada com os belos afrescos dos Evangelistas.
Lecce é uma cidade barroca no coração de Salento na Região da Puglia, conhecida como A Florença do Sul da Itália. Destaques: Basílica da Santa Cruz, a Catedral de Nossa Senhora da Assunção ou Catedral de Lecce, o Anfiteatro de Lecce, o Teatro Romano, o Museo Faggiano e o Castelo Carlo V.
Otranto foi o principal porto italiano para o Oriente e sofreu muitos ataques de invasores. O Castelo foi reformado pelos aragoneses com muralhas e torres que cercam o centro histórico.
Destaques: a Porta Alfonsina, a Cattedrale di Santa Maria Annunziata, Igreja de San Pietro e caminhar pelo calçadão na Lungomare degli Eroi.
Santa Maria di Leuca ou Lueca está no extremo do "calcanhar da bota" da Itália, entre Punta Meliso e Punta Ristola. A costa tem 30 grutas marinhas e se destaca a Grotta Porcinara.
Destaques: Farol de Santa Maria di Leuca, Basilica Santa Maria di Finibus Terrae, Porto Marina di Leuca e a Punta Ristola.
Transfers e Tours em Bari
As principais atrações de Puglia são as cidades: Bari, Alberobello, Monopoli, Martina Franca, Ostuni, Taranto, Mesagne, Lecce - a Florença do Sul da Itália, Otranto e Santa Maria di Leuca.
Recomendamos o Visita guiada por Bari e conheça todo centro histórico de Bari. Os Tours são com guias ou audioguias e a facilidade na forma de pagamento em Pix ou no cartão de crédito em parcelas pelo público brasileiro com tours da Civitatis. O número de visitantes é limitado e outro fator importante, visitar os pontos turísticos sem entrar nas enormes filas das bilheterias.
Tours em Lecce
As principais atrações de Lecce - a Florença do Sul da Itália: as ruínas do antigo Anfiteatro Romano, Catedral de Lecce, a Basílica da Santa Cruz e os Palácios barrocos de Lecce.
Comentários